segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

OBITUÁRIO DE NEUSA BRESSAN

 

                NEUSA          BRESSAN

*30/08/1941                                   + 01/02/2022

      Filha de Olivio Silvio Bressan e Aurora Marin Bressan, nasceu em  Jaguari,RS e, em 1956 veio morar em Santa Maria, onde concluiu o curso ginasial e o Científico no Colégio Manuel Ribas(Maneco). Em 1969 formou-se  em História Natural - Biologia – UFSM, seguindo a  especialização em Pedagogia-Orientação Educacional. Ingressou no Magistério Estadual lecionando em diversas escolas polivalentes, galgando cargos de direção. Exerceu a função  Diretora da Escola Érico Verissimo por mais de 8 anos, encerrando a carreira do magistério, por aposentadoria, na Escola Estadual Maria Rocha.   

     Na situação de estudante e recém formada, trabalhou como secretária no Cartório Eleitoral de Santa Maria por mais de dois anos, daí saindo para ingressar no magistério. Como educadora, conseguiu granjear a confiança e o respeito de seus alunos que, hoje pais de família, continuavam devotando carinho e reconhecimento a sua sempre lembrada  mestra.

       Desenvolveu intensa atividade comunitária, com  alma e coração, estribando-se na sua empatia  e perseverança diante das necessidades imediatas de pessoas em vulnerabilidade social.  Agia com estilo persuasivo ao pedir apoio de empresários para  concretizar seus projetos sociais. Onde havia uma casa caindo, com  risco de atingir seus ocupantes, lá estava ela levando seu apoio. Na sua rua, se alguém estava com a conta de água ou de  energia na  iminência de corte, ela quitava as contas. Se faltasse comida para gatos e cachorros dos vizinhos, já sabiam a quem recorrer.  Por longo tempo participou ativamente na diretoria do Recanto da Esperança até sua extinção.

       Foi muito atuante na atividade leonística, tornando-se líder no seu clube em atender pedido de pessoas e instituições que abrigam  idosos e crianças. Vinha coordenando a campanha de Lions Internacional que propugna pela Paz Mundial, fazendo contato com as escolas, fornecendo material didático para a confecção dos cartazes e providenciando a premiação aos vencedores do concurso. Representava o clube no Programa Internacional Lions Quest, participando da sua implantação junto às escolas, o qual tem o propósito de desenvolver nas crianças o senso de respeito, cidadania e patriotismo.

    Em suas viagens de recreação e reuniões festivas sempre levava uma gaita de boca para animar e alegrar os participantes, tornando-se uma marca registrada de sua presença no local.

     Neusa mantinha um excesso de zelo por seus companheiros de quatro patas. Seus 6 cachorros eram bem cuidados e recebia deles o carinho e  motivação para  mantê-los saudáveis. Os dois mais amigos eram  Caponé e o Madruga, os quais conheciam seu carro a distância quando começavam a latir anunciando a chegada da sua protetora. Com sua morte, cansaram de esperar no portão. Não se ouviu mais seu latido !

   Faleceu em decorrência de Câncer no Pâncreas, sendo incinerada no Crematório Santa Rita de Santa Maria,RS, no dia 02/02/2022.

                                    Hermes Bressan – irmão da falecida Neusa.

                  Rua Barão do Triunfo, 2300, SM, fone 55-3222-9520 e 99963-9254.(foto anexa).

                                                               21/02/2022

Quem sou eu

Visitem nossas publicações, as quais trazem em seu escopo uma vontade de ajudar as pessoas que mais precisam de apoio e reconhecem o valor do benefício recebido.